Fundada em 2 de fevereiro de 1914 por Dom Duarte Leopoldo e Silva, a Paróquia Santo Antônio do Pari teve como seu primeiro pároco Frei José Rolim que, vindo de Portugal por causa da guerra. Ele ficou à frente da paróquia até 27 de agosto de 1916, quando foi sucedido por Frei Felipe Niggemeier. Conta a história que "na carência de igreja ou capela apropriada, Frei José Rolim alugou uma sala de um sobrado, que hoje faz esquina da rua Miller com a rua Maria Marcolina."

Arthur Vautier, proprietário de vastos terrenos no bairro, vendo o dinamismo do frade português, doou um terreno para a construção de uma Igreja. Em agosto de 1922, tendo como vigário e superior do Pari Frei Olivério Kraemer, teve início a construção da"bela e vasta" matriz, que foi entregue ao culto divino em 13 de junho de 1924.A nova Igreja Matriz mede 60 metros de comprimento, 28 metros de largura e 15 metros de altura. Em 24 de agosto de 1923, sucedeu a Frei Olivério, Frei Paulo Luig, que se tornou a coluna do Pari. Governou a paróquia durante 15 anos, com entusiasmo extraordinário. Continuou a construção da Igreja, já adiantada e coberta, adornando a com 15 altares, 6 confessionários, forro, batistério, bancos e 2 imponentes torres de 52 metros de altura e de 8 metros de largura.

Os altares, todos em legítimo mármore, foram construídos e solenemente inaugurados entre os anos de 1925 e 1929.O Púlpito, todo em legitimo mármore de cores e incrustações de alto relevo de madeira, imitando bronze,foi inaugurado em 30 de novembro de 1930. A sagração dos sinos realizou se a 22 de janeiro de 1928 por Dom José Carlos Aguirre e a inauguração da Via Sacra aconteceu em 6 de março de 1927. E assim povo do bairro e até mesmo devotos de longe.a Igreja Matriz foi sendo construída com a colaboração, trabalho e dedicação de muitos frades que por aqui passaram e principalmente com a ajuda e colaboração de todos.